Fermentador

Leveduras Lager

Cervejas de baixa fermentação, conhecidas como Lagers, necessitam de leveduras ideais para a fermentação na faixa de temperatura entre 8 ºC e 12 ºC. Geralmente utilizadas em cervejas mais "macias" e suaves, podem ser utilizadas para realçar o sabor de malte ou lúpulo em algumas cervejas. São leveduras que se depositam no fundo do fermentador, facilitando assim que o produto final seja mais límpido. Costumam trabalhar de forma mais lenta, com menor produção de ésteres e álcoois fúseis, porém compostos sulfurosos e diacetil podem permanecer presentes nos dias iniciais de fermentação, dependendo do descanso diacetilico e de uma boa maturação para que esses desapareçam.

Fermentador

Leveduras Ale

Leveduras ale, ou leveduras de alta fermentação (na faixa dos 20 ºC), representam uma grande variedade de cepas, contando com fermentos que resultam em cervejas neutras ou até aquelas com grande presença de ésteres e fenóis. Ainda que atuem no topo do fermentador, sedimentam após o consumo dos açúcares do mosto , facilitando a clarificação e reaproveitamento da levedura. A complexidade de sabores e aromas atrai um grande interesse para escolha dessas cepas, as quais são utilizadas na maioria dos estilos descritos atualmente, como IPAs, Stouts, Dubbel, entre outras. 

Fermentador

Outros

Para os amantes de cervejas únicas, cepas de Brettanomyces e alguns lactobacilos são parte importante de uma receita especial. Brettanomyces é um gênero de leveduras que foi isolado e introduzido ao movimento cervejeiro em 1904, responsável por uma lenta fermentação secundária e aromas como cela de cavalo, celeiro, couro, entre outros, é atualmente um desafio ao cervejeiro artesanal na reprodução de cervejas inglesas e belgas. Para os fãs de Sours, Lactobacillus e Pediococcus não podem faltar. Essas bactérias são responsáveis pela acidificação do mosto, além da produção de diferentes compostos exclusivos de cada cepa. Experimente!

Em Breve!

Voltar ao topo

por Yeastech  © 2018 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Rua Marechal Deodoro 815

Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Yeastech Fabricação de Levedura de Cerveja Ltda.

CNPJ: 28.602.828/0001-39

(53) 99971-8181

Biotecnologia na produção de fermentos.